1. Diversão!
Andar de bicicleta para o trabalho é divertido, puro e simples. Muitas pessoas lembram melancolicamente as boas lembranças de infância de andar de bicicleta pelo bairro, desejando que ainda pudessem ser tão despreocupadas em meio aos rigores da vida profissional. Ir de bicicleta para o trabalho permite que você integre essa simples sensação de alegria à sua rotina diária. Observe os arredores, ouça os pássaros e acene para os ciclistas que passam enquanto pedala. Em breve, você se verá desejando que seu trajeto fosse mais longo.
2. Aptidão física
Embora as calorias exatas queimadas em um passeio variem entre cada pessoa, sua velocidade e a topografia, andar de bicicleta queima em média tantas calorias quanto correr, com consideravelmente menos impactos negativos nas articulações. Andar de bicicleta melhora a aptidão cardio-vascular e aeróbica, reduz a pressão arterial, aumenta a energia, constrói músculos e melhora a coordenação. Esgueirar os benefícios para a saúde de andar de bicicleta em seu trajeto diário é tão fácil que quase parece trapaça!
3. Felicidade
Embora a maioria das pessoas não se identifique no trânsito, navegando em uma cidade congestionada ou andando de transporte público lotado atividades que as acalmam ou as deixam felizes, andar de bicicleta para o trabalho pode realmente transformar seu deslocamento diário em uma forma moderada de terapia. Numerosos estudos mostraram que o exercício diário pode reduzir o estresse, aliviar os sintomas da depressão, melhorar os padrões de sono de indivíduos com insônia e reduzir a ansiedade. Além disso, o exercício ao ar livre – tanto em contextos urbanos quanto rurais – provou aumentar a autoconfiança e melhorar o humor geral.
4. Poder cerebral
Andar de bicicleta para o trabalho torna você mais inteligente. Embora possa não transformá-lo em um astrofísico da noite para o dia, a pesquisa provou que o exercício diário moderado pode prevenir o declínio cognitivo , aprimorar a memória e o aprendizado e melhorar o desempenho geral do cérebro.
5. Dinheiro
Ir de bicicleta para o trabalho não apenas economiza dinheiro, mas também economiza dinheiro para todos. Uma análise de custo-benefício dos investimentos em bicicletas em Portland, OR, pelo Journal of Physical Activity and Health, determinou que os moradores de Portland poderiam economizar entre US$ 388 e US$ 594 milhões em custos individuais de saúde até 2040 devido ao aumento do investimento da cidade em infraestrutura para bicicletas. Acrescente isso às economias geradas pelos empregadores que investem na cultura da bicicleta da empresa, aos bilhões de dólares gerados anualmente pela indústria de bicicletas em geral e aos benefícios econômicos que comunidades fortes de ciclistas trazem para as empresas.
6. Ar fresco
Para você e para os outros! O setor de transporte é responsável por quase 30% de todas as emissões de gases de efeito estufa dos EUA , com carros e caminhões fornecendo quase 1/5 dessas emissões. Enquanto um motorista solitário em um veículo norte-americano médio libera cerca de 1,2 quilo de C02 por milha, o ciclista médio libera apenas 0,7 gramas por meio da respiração. E enquanto o uso de energia do ciclo de vida de uma bicicleta, incluindo fabricação e manutenção durante um período de 15 anos, é de 60 quilojoules por passageiro por milha percorrida, o uso de energia do ciclo de vida de um sedan padrão chega a impressionantes 4.027 quilojoules/PMT. Isso é uma séria economia de energia com uma mudança muito simples.
7. Conveniência
Um dos equívocos mais comuns sobre ir de bicicleta para o trabalho é que é inconveniente. Mas o que é mais inconveniente do que gastar 10 minutos procurando estacionamento todas as manhãs ou ficar preso em um bloqueio inesperado no caminho? Quando você vai de bicicleta para o trabalho, encontrar estacionamento é tão fácil quanto localizar o poste mais próximo, travar e ir embora. Os ciclistas não ficam presos em engarrafamentos e não são suscetíveis aos atrasos usuais de trânsito de condução ou transporte público, tornando o deslocamento de bicicleta tão rápido ou mais rápido do que dirigir na maioria dos deslocamentos urbanos. Alforjes e bolsas de bicicleta facilitam o transporte de seus materiais de trabalho, e muitos locais de trabalho agora incluem estacionamento seguro para bicicletas, chuveiros e outras instalações para facilitar ainda mais as coisas para os funcionários que vão de bicicleta para o trabalho.
8. Segurança
Quanto mais ciclistas houver nas estradas, mais seguros estarão. Um estudo da Universidade de New South Wales determinou que a segurança no ciclismo é um ciclo virtuoso. À medida que mais pessoas andam em uma determinada cidade, o número de colisões entre motoristas e pessoas que andam de bicicleta diminui em termos absolutos naquela cidade. E isso não é simplesmente porque há menos carros. O comportamento do motorista realmente muda para incluir práticas de direção mais seguras quando o número de ciclistas e pedestres aumenta. Como a percepção da segurança relativa do ciclismo melhora com a diminuição das colisões, mais pessoas começam a andar de bicicleta. Ciclo vicioso!
9. Liberdade
Para a maioria das crianças, o momento em que perdem as rodinhas e saem voando pela estrada em sua bicicleta parece liberdade. É um momento decisivo de muitas infâncias felizes. Então, a adolescência chega e o carro define uma nova sensação de liberdade. Mas depois de alguns anos e muitas horas desperdiçadas em engarrafamentos ou circulando um quarteirão à procura de estacionamento, o carro começa a parecer mais uma prisão. Jogue fora as algemas e encontre aquela sensação de liberdade novamente. Explore a cidade no seu próprio ritmo, experimente uma nova rota, pare para tomar um café no caminho para o trabalho e confira um novo bairro a caminho de casa. Andar de bicicleta abre avenidas, literais e figurativas, para ver sua cidade de uma maneira totalmente nova.
Matéria: Revista Bicicleta